Inclua a Banana em sua
dieta diária
A
inclusão da banana, rica em potássio, na dieta habitual dos adultos e
idosos está sendo recomendada pelos especialistas, depois de estudos
acentuarem a importância do mineral para a função muscular adequada,
inclusive o coração.
Uma
banana média, de 115g, fornece um terço das necessidades diárias
recomendadas de potássio. Cada banana contém cerca de 100 calorias,
principalmente sob a forma de frutose e amido, que o corpo converte em
energia. É, por isso, um dos alimentos favoritos dos atletas, que a
consideram um anabolizante natural. Mas a preferência dos atletas tem também
uma outra razão: as cãibras, dolorosas contrações espasmódicas dos músculos.
Segundo
o dr. João Olyntho, do Comitê Olímpico Brasileiro, a banana por ter
grandes quantidades de potássio alivia as cãibras e, por isso, a recomenda
aos esportistas.
A
composição da dieta do brasileiro piorou na última década, alertam
especialistas. De 1988 para cá, o consumo de gorduras aumentou, enquanto o
de verduras e frutas ficou estável ou diminuiu mais ainda em diversas regiões
do país.
A
maioria das pessoas, incluindo os idosos, não tem muita vontade de comer
esses alimentos, disse a nutricionista Ileana Mourão Kazapi, professora da
Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.
Hipertensão
Os
pacientes que usam diuréticos para combater a pressão alta geralmente são
aconselhados a comer de duas ou três bananas por dia, para ajudar a repor o
potássio eliminado na urina. Em termos de fruta como fonte de potássio, a
banana só é superada pelo abacate, que tem o inconveniente de ser rico em
gordura.
A
inclusão da banana na dieta habitual reduz o risco de derrame e doenças
relacionadas à pressão sangüínea.
Essa
afirmação poderá até constar do rótulo da fruta nos Estados Unidos,
depois que as autoridades normativas de drogas e alimentos aprovaram os
estudos apontando os benefícios da banana.
Dietas
contendo alimentos que representam boas fontes de potássio e pobres em sódio
podem reduzir os riscos relacionados à pressão sangüínea e de derrame,
diz o rótulo. Agora podemos confirmar que há uma correlação direta de saúde
entre o consumo de banana, e ingestão de potássio e pressão sangüínea
baixa, declarou Tim Debus, vice-presidente da International Banana
Association, citado pela agência de notícias Reuters.
Um
estudo endossado pela Sociedade Americana de Hipertensão comparou os
efeitos anti-hipertensivos de uma dieta com redução de sódio e outra
denominada DASH, Dietary Approaches to Stop Hypertension, baixa em gorduras
e rica em frutas, vegetais, fibras e minerais, como cálcio, potássio e
magnésio. O segredo para ter
uma pressão estabilizada não é somente limitar o sal, concluiu. Na reunião
da sociedade, no ano passado, uma das novidades apresentadas foi a importância
do consumo de potássio. "Esse sal mineral protege contra o aumento da
pressão e o acidente vascular cerebral", afirmou Carlos Galarza, da
Unidade de Hipertensão Arterial do Hospital Italiano de Buenos Aires e
co-diretor do curso da Universidade de Buenos Aires sobre hipertensão
arterial e doenças de risco cardiovascular.
O
que determina o nível de pressão não é a quantidade de sódio
isoladamente, mas a relação potássio/sódio, que deveria ser de 1 para
1,5 e é de 0,3 para 1", diz Galarza. A banana é também boa fonte de
vitamina B6, com pelo menos 10 por cento da dose recomendada de vitamina C e
folato. Além disso, fornece 2g de fibra solúvel, que ajuda a diminuir o nível
de colesterol no sangue.
WASHINGTON
-- A inclusão da banana na dieta habitual reduz o risco de derrame e doenças
relacionadas à pressão sangüínea e essa afirmação poderá constar do rótulo
da fruta, segundo informações da associação dos produtores.
A
International Banana Association informou que a agência fiscalizadora dos
alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration,
aprovou o rótulo para as bananas vendidas no país. Agora podemos confirmar
que há uma correlação direta de saúde entre o consumo de banana, e
ingestão de potássio e pressão sangüínea baixa, declarou Tim Debus,
vice-presidente da associação, citado pela agência Reuters. O rótulo terá
os seguintes dizeres: "Dietas contendo alimentos que representam boas
fontes de potássio e pobres em sódio podem reduzir os riscos relacionados
à pressão sangüínea e de derrame. No início dessa semana, o produtor de
suco de laranja Tropicana Products Inc., subsidiária da PepsiCo Inc.,
alegou que seus produtos também poderiam conter os mesmos dizeres.
